Institucional

QUEM SOMOS


"Certa vez, uma jovem senhora via seus dois filhos serem convocados para a guerra do Paraguai. Inconformada com a separação, ela escreve ao presidente da Província do seu Estado, oferecendo seus serviços como voluntária para cuidar dos feridos.
Aceito o pedido, ela viajou até o Rio Grande do Sul onde aprendeu com as irmãs de caridade noções básicas de enfermagem, tornando-se a primeira mulher enfermeira do Brasil.
Sua atuação foi destacada pela imprensa e ela foi homenageada com a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de Primeira Classe. E por fim, depois de inúmeros esforços no ano de 1938, o então Presidente Getúlio Vargas, instituiu o Dia do Enfermeiro, celebrado, em 12 de maio, dia em que nasceu Ana Néri."
Através de inspirações como esta, no ano de 2018 a Associação Internacional de Profissionais e Estudantes de Enfermagem - AIPEen foi fundada na cidade de São Paulo-SP, por um grupo de sonhadores atuantes na área da saúde que acreditam verdadeiramente que com um trabalho sério e dedicado ao bem estar da pessoas, nós podemos mudar o destino e a carreira dos Profissionais e estudantes de Enfermagem, resgatando seu orgulho e ressaltando cada vez mais sua importância para a sociedade.